Agradecimentos

domingo, 6 de novembro de 2011

Velocidade das Reações Quimicas

     A velocidade das reações químicas depende de uma série de fatores: a concentração das substâncias reagentes, a temperatura, a luz, a presença de catalisadores, superfície de contato, entre outros. Esses fatores nos permitem modificar a velocidade natural de uma reação química, vejamos por que:
Concentração de reagentes : Quanto maior a concentração de reagentes, mas rápida será a reação química. Essa propriedade está relacionada com o número de colisões entre as partículas. EX.: uma amostra de palha de aço reage mais rápido com ácido clorídrico concentrado do que com ácido clorídrico diluído.
Temperatura: Quanto maior a temperatura, mais rapidamente se processa a reação. Podemos acelerar uma reação lenta, submetendo os reagentes a uma temperatura mais elevada. EX.: se cozinharmos em panela de preção, o alimento cozinhará mais rápido, devido a elevação da temperatura.
Luz: as chamadas reações fotoquímicas podem ser favorecidas e aceleradas pela incidência de luz. Trata-se de uma reação de fotólise, ou seja, da decomposição de uma substância pela ação da luz. EX.: A fotossíntese é uma reação fotoquímica, que precisa de luz.
Catalisadores: São substâncias capazes de acelerar uma reação.EX.: alguns produtos de limpeza contêm enzimas para facilitar na remoção de sujeiras. Essas enzimas facilitam a quebra das moléculas de substâncias responsáveis pelas manchas nos tecidos.
Superfície de contato: Quanto maior for a superfície de contato dos reagentes,  maior será a velocidade da reação. EX.: os antiácidos efervescentes quando triturados se dissolvem mais rápido em água do que em forma de comprimido inteiro, isto porque a superfície de contato fica maior para reagir com a água.


Classificação quanto a velocidade:


Reações Instantâneas: São aquelas que ocorrem numa velocidade muito mais elevada, dificultando a sua determinação. Como exemplo podemos citar as reações explosivas, reações de precipitação, de neutralização de ácido por base, entre outras.
Reações Lentas: São as reações que ocorrem numa velocidade muito baixa.
Reações Rápidas ou Moderadas: São aquelas que ocorrem numa velocidade intermediária.
Nesse vídeo, feito no laboratório do Colégio Lourenço Filho, temos a demonstração de uma reação rápida.  



Materiais Usados:
  • Placa de Zinco
  • Areia
  • KmnO4
  • Glicerina
Colocando a glicerina sobre a placa de zinco com areia, coloca-se uma certa quantidade de KnmO4 e a reação ocorre, como podemos ver, rapidamente, onde o KnmO4 reage na glicerina causando uma pequena reação explosiva, pois ele é um forte agente oxidante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltar a página inicial